mais memórias para:
verdepinheiroemsepia@gmail.com

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Nada como comprar os bilhetes online

Tenho estado a evitar isto*, mas não aguento mais e hoje vou falar aqui sobre o grande momento da Comic Con.
Estávamos na fila para comprar os bilhetes. A fila era bastante longa. A dada altura bifurcava-se. A malta era muita. O recinto estava apinhado para onde quer que nos virássemos. A zona da bilheteira também. Neste cenário apertado, o João sente um cheiro estranho. Afasta-se da fila, pigarreia a pedir a atenção de todos os que aguardavam a sua vez, faz um gesto com os braços a indicar juntem-se mais que temos que falar e atira:
Afinal quem é que soltou uma bufa?


Estavam muitos disfarçados, não deu para ver os rostos a corar. Eu não estava disfarçada.





* na verdade, não tenho tido muito tempo para vir cá

domingo, 6 de dezembro de 2015

Comic con ou o desfazer de um mito

Acho que já todos percebemos que o João é fã de super-heróis. Se calhar é mais correto dizer que é super-fã de heróis. Gosta de todos, de alguns com particular intensidade, até aos vilões acha piada. Agora adorar adorar o miúdo adora mesmo é o Homem-Aranha.
Ora, em plena Comic Con, depois de horas e horas atrás de coisas relacionadas com o Spidey, eis que finalmente aparece o Homem-Aranha com o fato preto na tenda da Fnac. Ele tinha recusado tirar fotografias com tudo o resto: a nave do Star Wars, o carro do Back to the Future, o cartaz do Deadpool, a figura do Batman, o boneco do Darth Vader, tudo. Quando finalmente apareceu o seu herói preferido, o menino até deu um salto.

Pai, prepara a máquina fotográfica!

E o pai preparou. O João aproximou-se envergonhado. Estava de tal forma estarrecido que bem abriu a boca mas as palavras não saíram. Foi lá o pai. O João continuava de boca aberta, com os olhinhos a brilhar. Afinal, estava ali o Homem-Aranha!

Desculpe, importa-se de tirar uma fotografia aqui com o meu filho?

Oh, pá! - responde a voz atrás da máscara -   Estás bom? - pergunta, enquanto a tira - Já há muito que não te via! Que é feito de ti? Eu est...

E assim se destrói um mito: afinal o Spidey preto é o Castro, um amigo do pai dos tempos de Coimbra.

Depois desta defeita, só falta mesmo o Pai Natal continuar a ser da estatura da mãe daqui a uns dias...
Comic Con: venho toda geekada.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Isto acontece-me (demasiado) amiúde

Quando estou numa loja, tendo a considerar que qualquer pessoa vestida com algo que me pareça um uniforme é funcionária. Depois acontecem-me coisas giras:

Boa tarde! Há o 36 destas?
Sei lá! Eu não trabalho aqui! Bffff...


Desculpe. Neste hotel não incluem cereais no pequeno-almoço?
Como é que eu posso saber? Eu não trabalho aqui! Bffff...


Bom dia. Sabe onde posso encontrar as moedas de chocolate?
Penso que ainda deve haver ao pé da caixa. Vi-as lá na semana passada.
Muito obrigada!
De nada. Sempre às ordens!


Breves considerações:

Escusado será acrescentar que as duas primeiras eram gajas.

Este último caso, de hoje, era um tipo com quem me cruzei no Lidl e que trazia uma daquelas fitas de transportar chaves ao pescoço. É que parecia mesmo um dos seguranças que lá costumo encontrar. Só que não era. E estava à minha espera à porta por pensar que estava a assediá-lo com aquela conversa. 

Claro que também já me aconteceu estar a escolher roupa numa loja ou outra e alguém ao meu lado me pedir ajuda. O que fiz? Não segui as pessoas até ao carro! Mandei-as foi para o lado oposto ao que lhes interessava. 

Penso que só ainda não parei de fazer estas cenas porque não encontrei até agora uma pessoa assim parva como eu que me faça o mesmo.



domingo, 29 de novembro de 2015

E sim: o João é a nossa voz da razão.

Há dias em que parece que tudo corre mal. Há dias foi assim.

Já tinha bufado umas cinquenta mil vezes e começava a ferver de nervos. Quando estou assim, nota-se MUITO. O João agarrou-me as mãos, olhou-me nos olhos, expirou fortemente e disse-me com calma:

Ei, miúda! Com a tua idade já devias saber que, quando estamos muito nervosos, as coisas correm mesmo muito mal...

E foi brincar aos super-heróis.

Cuidado com a conversas! Nunca se sabe quem está a ouvir. Pode perfeitamente ser uma criança bem educada.

Eu e o pai falávamos sobre as nossas últimas saídas com os miúdos. Pensávamos que estávamos sozinhos e dizíamos que o pequenito até nos tem surpreendido com o interesse e a atenção que tem mostrado nos concertos, no cinema e nas peças de teatro a que temos ido assistir. O pai comentou, a propósito do espetáculo de ontem, que:

- Com toda aquela parafernália, estava à espera que ele armasse a p*ta.

Assim que termina de dizer estas sábias palavras, o João aparece sabe-se lá de onde e acrescenta:

É, eu também estava à espera que o mano criasse um conflito.


Toma, pai!


sábado, 28 de novembro de 2015

Quem ler os últimos posts  há de pensar que me concentrei mais no ranho do que propriamente no José Fidalgo. A verdade é que este deve ser o último post sobre o ator, mas não será, definitivamente, a última vez que falo aqui de ranho.

Regra(s) número um (e por aí fora) das mães com a cabeça no ar

E por falar em ranho....

Perante a hipótese de estares a menos de metro e meio de distância do José Fidalgo, faz o possível para que não seja num espetáculo que meta gelo. É que o gelo leva ao frio, o frio leva ao ranho, o ranho leva ao pingo no nariz e o pingo no nariz leva a que todas as possibilidades de estares minimamente apresentável saiam completamente furadas. 






Esclarecimento menos ranhoso

Fui a um espetáculo onde entrava  o José Fidalgo.

Atualização ranhosa

Fui a um espetáculo com o José Fidalgo. Era só.