mais memórias para:
verdepinheiroemsepia@gmail.com

domingo, 20 de dezembro de 2015

Hoje estou com a visão trufada

As trufas não aparecem assim do nada cá em casa. Têm que ser compradas. Se não forem compradas, alguém tem que as fazer.

E, depois, alguém tem que as comer. E, se alguém vai comê-las, que sejam de oreo.



sábado, 19 de dezembro de 2015

Spelling kid

E não é que agora o Pedro se lembrou que só fala em inglês? Mais! Soletra tudo!

Então, Pedro, está tudo bem contigo?
Resposta esperada: Sim, estou bem, tenho brincado muito e feito muitas asneiras.
Resposta dada: Yes!

Pedro, o que está escrito ali em cima?
Resposta esperada: Cinema! Vamos entrar, vamos ver um filme!
Resposta dada: Ci ai ene i eme ei.

Até a dormir o miúdo sonha com isto! Numa noite destas ouvi-o a falar. Pensei que já não iria dormir mais e, ao contrário do que é costume, queria brincadeira àquela hora. Fui espreitar: estava a falar mas a dormir e ia dizendo ti ei bi ele i. Devia ser uma mesa muito importante. 

É maravilhoso ouvi-lo. Tem um sotaque espetacular e um "r" tão bem enroladinho!

Bem, na verdade, há uma palavra que ele também diz muito bem em português: nãnão.

Pedro, fala em português, filho!
Nãnão!
 


sábado, 12 de dezembro de 2015

Da sabedoria

João, que personagens há este ano na tua peça de Natal?
Há muitas. Eu sou uma das crianças. O meu amigo é.. é... como é que se chamam aqueles que prometem tudo e depois não dão nada?
Não estou a ver do que falas, filho!
Ah! Lembrei-me! É político.


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Aproxima-se o Natal. Sei-o porque estou cansada. #2

O que queres para o Natal?
Uma capa para o meu telemóvel.
Alguma preferência?
Sim. Quero uma da Strogonoff.
Hã?!
Stradivarius.
Hã?!
Swarovski. Mas tu andas a ouvir mal?

;)

Aproxima-se o Natal. Sei-o porque estou cansada. #1

Mamã, passou aqui qualquer coisa.
Seria um mosquito?
Não. Era amarelo.
Devia ser ranho do mano.

Regra(s) número um (e por aí fora) das mães muito, muito envergonh... furiosas

Nunca, NUNCA abram os livros escolares dos vossos filhos. Eles não sabem o que dizem o que escrevem no que se estão a meter.

Andam a circular na net uns mapas de tarefas domésticas para miúdos. Vou reunir os mais rigorosos. Muahahahahahaha!


Ando tudo para aí a mostrar os pinheiros de Natal. Eu não mostro. Acho que é como se fôssemos a sair do carro sem nos lembrarmos que vamos de saia e mostrarmos as cuecas. Só que de forma intencional, o que faz destes movimentos algo ainda mais ridículo. Não mostro. É muito pessoal, cada um faz a sua como quer e lhe apetece. Ninguém tem nada a ver com isso.


Errr... não lhe tirei fotografias ainda.
Mas há algo que gostava de deixar aqui registado. Este ano, para termos algo diferente na árvore, fomos comprar uma estrela nova. Eu queria uma dourada. O pai preferia a prateada. Deixamos os miúdos escolherem e pedimos-lhes que nos surpreendessem na caixa, onde estaríamos à espera deles e da estrela para pagar. 

A nossa lindíssima árvore de Natal tem uma maravilhosa estrela vermelha. E que bem que lá fica!

Nada como comprar os bilhetes online

Tenho estado a evitar isto*, mas não aguento mais e hoje vou falar aqui sobre o grande momento da Comic Con.
Estávamos na fila para comprar os bilhetes. A fila era bastante longa. A dada altura bifurcava-se. A malta era muita. O recinto estava apinhado para onde quer que nos virássemos. A zona da bilheteira também. Neste cenário apertado, o João sente um cheiro estranho. Afasta-se da fila, pigarreia a pedir a atenção de todos os que aguardavam a sua vez, faz um gesto com os braços a indicar juntem-se mais que temos que falar e atira:
Afinal quem é que soltou uma bufa?


Estavam muitos disfarçados, não deu para ver os rostos a corar. Eu não estava disfarçada.





* na verdade, não tenho tido muito tempo para vir cá

domingo, 6 de dezembro de 2015

Comic con ou o desfazer de um mito

Acho que já todos percebemos que o João é fã de super-heróis. Se calhar é mais correto dizer que é super-fã de heróis. Gosta de todos, de alguns com particular intensidade, até aos vilões acha piada. Agora adorar adorar o miúdo adora mesmo é o Homem-Aranha.
Ora, em plena Comic Con, depois de horas e horas atrás de coisas relacionadas com o Spidey, eis que finalmente aparece o Homem-Aranha com o fato preto na tenda da Fnac. Ele tinha recusado tirar fotografias com tudo o resto: a nave do Star Wars, o carro do Back to the Future, o cartaz do Deadpool, a figura do Batman, o boneco do Darth Vader, tudo. Quando finalmente apareceu o seu herói preferido, o menino até deu um salto.

Pai, prepara a máquina fotográfica!

E o pai preparou. O João aproximou-se envergonhado. Estava de tal forma estarrecido que bem abriu a boca mas as palavras não saíram. Foi lá o pai. O João continuava de boca aberta, com os olhinhos a brilhar. Afinal, estava ali o Homem-Aranha!

Desculpe, importa-se de tirar uma fotografia aqui com o meu filho?

Oh, pá! - responde a voz atrás da máscara -   Estás bom? - pergunta, enquanto a tira - Já há muito que não te via! Que é feito de ti? Eu est...

E assim se destrói um mito: afinal o Spidey preto é o Castro, um amigo do pai dos tempos de Coimbra.

Depois desta defeita, só falta mesmo o Pai Natal continuar a ser da estatura da mãe daqui a uns dias...
Comic Con: venho toda geekada.