mais memórias para:
verdepinheiroemsepia@gmail.com

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Um certo padrinho espetacular deu uma certa prenda espetacular ao João no Natal. Essa prenda é um certo sabre de luz espetacular. Acontece que agora não se ouve outra coisa nesta casa que não seja vuuummm wraaaammmmm.

Que a força paciência esteja comigo, pá.


Ai o caraças!

Mãe, posso jogar?
Outra vez? Nem pensar! Já chega de jogos!
Mas não sei o que mais hei de fazer...!
Eu brinco contigo.

(...)

Mãe, já posso jogar?
Parece que sim. Afinal o teu irmão não me larga e eu não consigo ir brincar contigo...
Obrigado, mano! És um fixolas!


?!?

domingo, 27 de dezembro de 2015

Encomendavam grandes jantares aos domingos

Ao domingo costumamos mandar vir o jantar. O pai ligou para escolhermos e pôs o telefone em alta voz.

Boa tarde. O que têm para hoje?

Para hoje há arroz de pato, bacalhau com natas, carne de porco à alentejana, polvo com arroz do mesmo e maminha grelhada.

Então vamos querer quatro canjas, meia dose de pato, meia de arroz e duas maminhas.

Estou a rir até agora. E já jantei há muito tempo. Não fui eu que comi as maminhas.

sábado, 26 de dezembro de 2015

Pela primeira vez, a véspera de Natal foi cá em casa. Correu muito bem.

Foi caótico. Mas correu muito bem.

A dada altura pensei que a comida estaria intragável e questionei-me quanto ao funcionamento da Pizza Hut naquela noite. Mas correu muito bem.

Na manhã seguinte, havia comida no chão, nas paredes, nas solas do sapatos. Mas correu muito bem.  

Não cabiam todos na sala e houve malabarismos para sentar a malta toda. Mas correu muito bem.

Troquei as prendas todas, o primo abriu as do avô e a tia abriu as minhas. Mas correu muito bem.

Houve alturas em que já nem se sabia quem estava a conversar com quem tal era a barulheira. Mas correu muito bem.

A loiça era imensa e há que lavá-la, porque diz que sim. Mas correu muito bem.


Pela primeira vez, a véspera de Natal foi cá em casa. Mas afinal... correu muito bem.



quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Natal em 1985
Uau! É Natal! Vou vasculhar a casa toda para encontrar as minhas prendas e abri-las antes do tempo!

Natal em 2015
Uau! É Natal! Vou vasculhar a casa toda para encontrar as minhas prendas e abri-las antes do tempo!


Foram precisos trinta anos para perceber que é mais fácil esconderem prendas de mim na versão já adulta. Bom, pelos vistos não tão adulta quanto isso.

domingo, 20 de dezembro de 2015

Há pianista?

Fomos à primeira audição de piano do João. Venho de boca aberta. Como é que, em tão pouco tempo, aprendeu tanto? Escolheu o Adeste Fidelis por ser Natal e querer brindar a família com algo que tivesse a ver com esta época. Tocou tão bem!
Ah, pianista!

Hoje estou com a visão trufada

As trufas não aparecem assim do nada cá em casa. Têm que ser compradas. Se não forem compradas, alguém tem que as fazer.

E, depois, alguém tem que as comer. E, se alguém vai comê-las, que sejam de oreo.



sábado, 19 de dezembro de 2015

Spelling kid

E não é que agora o Pedro se lembrou que só fala em inglês? Mais! Soletra tudo!

Então, Pedro, está tudo bem contigo?
Resposta esperada: Sim, estou bem, tenho brincado muito e feito muitas asneiras.
Resposta dada: Yes!

Pedro, o que está escrito ali em cima?
Resposta esperada: Cinema! Vamos entrar, vamos ver um filme!
Resposta dada: Ci ai ene i eme ei.

Até a dormir o miúdo sonha com isto! Numa noite destas ouvi-o a falar. Pensei que já não iria dormir mais e, ao contrário do que é costume, queria brincadeira àquela hora. Fui espreitar: estava a falar mas a dormir e ia dizendo ti ei bi ele i. Devia ser uma mesa muito importante. 

É maravilhoso ouvi-lo. Tem um sotaque espetacular e um "r" tão bem enroladinho!

Bem, na verdade, há uma palavra que ele também diz muito bem em português: nãnão.

Pedro, fala em português, filho!
Nãnão!
 


sábado, 12 de dezembro de 2015

Da sabedoria

João, que personagens há este ano na tua peça de Natal?
Há muitas. Eu sou uma das crianças. O meu amigo é.. é... como é que se chamam aqueles que prometem tudo e depois não dão nada?
Não estou a ver do que falas, filho!
Ah! Lembrei-me! É político.


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Aproxima-se o Natal. Sei-o porque estou cansada. #2

O que queres para o Natal?
Uma capa para o meu telemóvel.
Alguma preferência?
Sim. Quero uma da Strogonoff.
Hã?!
Stradivarius.
Hã?!
Swarovski. Mas tu andas a ouvir mal?

;)